Uma História de Superação Através do EAD

10/07/2012
Compartilhar

O Ensino a Distância proporciona histórias incríveis de pessoas que encontram nessa modalidade uma perspectiva de acesso a educação. Seja para começar ou retomar os estudos, rompendo com as barreiras físicas do ensino, proporcionando um custo mais acessível ou pela flexibilidade de horário para os estudos. Sem falar que o EaD também promove a inclusão social dos cidadãos com necessidades especiais. Nesse contexto, a palavra de ordem no ensino superior a distância é acessibilidade.

Cassiane Teresinha Stefanski Olkoski, do polo de Frederico Westphalen (RS),formou-se no dia 20 de agosto pelo EaD da Unopar. Ela relata sua trajetória cheia de emoção. E nos conta que sempre quis completar os estudos, mas foi com muita dificuldade que conseguiu voltar a estudar e escolheu o curso de Gestão Ambiental. “Sempre quis estudar, mas a vida me ofereceu caminhos diferentes”, comenta.

“Eu casei com 21 anos, grávida, e 1 mês após o casamento meu marido faleceu. Meu mundo desabou e me vi as voltas sozinha para seguir em frente. Foi muito difícil. De repente eu tinha um casamento, um parto e um funeral para pagar, sem falar no emocional que não tem preço”, conta Cassiane Teresinha.

Diante de tantos compromissos Cassiane teve que trabalhar e percebeu que a solução para voltar a estudar que mais se adequava ao seu momento de vida era através do ensino à distância. “Definir meus próprios horários de estudo foi perfeito porque podia conciliar minha rotina de trabalho, estudar em casa e ainda cuidar do bebê. E com tantas contas para pagar foi uma solução mais acessível financeiramente também”.

Segundo Cassiane, no início do curso recebeu muitas criticas por ter escolhido o EaD. ”Muitas pessoas me diziam que não era válido, que eu não aprenderia nada, mas o que eu realmente encontrei foi um curso completo, em que eu me dediquei e aprendi muito. O que eu posso dizer sobre o EaD da Unopar é que a faculdade oferece e o aluno absorve, nesses moldes funciona e dá certo”, garante.

“Nessa modalidade grande parte do sucesso depende do aluno, mas eu percebi também que a universidade precisa estar nessa sintonia. Na Unopar o aluno é cobrado pela assiduidade, mesmo a distância, você precisa estar conectado, participar de fóruns e chats, entregar os trabalhos nos prazos. Eu não queria perder minhas teleaulas por nada, porque um dia de interatividade faz toda a diferença no aprendizado”, afirma Cassiane.

Ela ainda revela que pretende trabalhar com palestras na área da reeducação ambiental. “Aqui na região estou desenvolvendo um projeto em parceria com a prefeitura o legislativo e a comunidade para a repovoação dos rios”, explica.

E os planos de Cassiane com os estudos não param por ai, a formanda pretende fazer o curso de Pedagogia e Administração, também na modalidade a distância. E atuar aliando os três cursos na área de Gestão Ambiental para trabalhar com empresas.

Eu acredito no EaD, eu vivi essa experiência e digo que ela é a realidade para muitas pessoas que querem estudar. Estou orgulhosa, eu venci”, completa Cassiane.

Fonte: Unopar em Revista

Top