EAD UNOPAR EM DESTAQUE COM APROVAÇÃO DE ACADÊMICAS EM CONCURSOS PÚBLICOS

26/05/2014
Compartilhar

As alunas Ana Regina Alberti (Novo Tiradentes), Cristina Schenkel Fochezatto (Cerro Grande), Edinéia Penna dos Santos (Novo Tiradentes) e Francieli Aparecida Calisto (Novo Tiradentes), estudantes do curso de Pedagogia, licenciatura, oitavo semestre, da UNOPAR – Polo de Frederico Westphalen, participaram da prova de seleção para professores Municipais de Novo Tiradentes e  conquistaram as primeiras vagas.

No momento em que vivemos, a Educação a Distância é vista como tendência mundial na educação e a UNOPAR mostra os resultados de desempenho dos alunos que frequentemente vem se destacando nos primeiros lugares em concursos públicos. A coordenadora geral de Regulação da Educação Superior a Distância do Ministério da Educação (MEC), Cleunice Rehem, destaca que “o estudante a distância tem características que o mercado busca: facilidade em manter o foco, gosto pela leitura e autonomia.”

Segundo Flávia Lemos Pereira, diretora de Sistema de Remuneração da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional do Rio Grande do Sul (ABRH-RS), “a educação a distância tem ganhado também espaço no mercado de trabalho. Profissionais especializados por meio da modalidade já estão assumindo cargos de destaque por conta da qualidade do ensino oferecido.”

“O estudante a distância tem características que o mercado precisa porque o aluno EAD exige autonomia de horário e que o aluno se esforce mais. Muitos alunos se surpreendem com a exigência até maior do que no curso presencial. Alguns reclamam que há um grande volume de tarefas e gostariam que o ritmo fosse menos intenso e os prazos para a realização das atividades maiores", afirma a professora Maria Elizabeth Almeida, especialista em Educação e Tecnologia da PUC-SP. Mais é isso mesmo que é preciso para sair da universidade realmente preparado. O estudante precisa se mostrar independente do professor e também autodidata, desenvolver hábitos de estudo e se esforçar ainda mais, afinal tem que se destacar no mercado de trabalho, mostrar que sabe, ser a diferença ou outra pessoa assumirá seu lugar.

Os alunos que se propõe a estudar no EAD, se tornam proativos e isso faz a diferença no mercado de trabalho. Exatamente essas características são destacadas pelas alunas:

A aluna Ana classificada em 14º lugar diz: “Gostei muito da parte teórica do curso. As questões específicas do concurso foram todas abordadas na sala de aula, principalmente a LDB que teve explicações bem claras.” A aluna se mostrou satisfeita com o curso, pois não precisou buscar complemento para a preparação do concurso em cursinhos, por exemplo, porque estava preparada com o que vinha estudando.

Do mesmo modo a aluna Cristina, aprovada em 9º lugar reforça a qualidade de conteúdos ministrados. “Os conteúdos são atuais. O que se aprende em aula é tudo o que realmente irá ser empregado na profissão. Diferente de outros cursos que realizei.” Ela destaca que ao comparar o curso da UNOPAR com cursos de outras instituições se percebe visivelmente a diferença de conteúdos, sem contar que o modo como é explicado, a metodologia dos professores e os recursos utilizados faz o aluno conseguir visualizar a ação na prática. Sendo assim de melhor fixação.

O método de ensino também é destacado pela aluna Francieli (aprovada em 1º lugar): “O método de ensino me incentivou muito a estudar fora da sala de aula. No EAD da UNOPAR temos que estudar as Web aulas, os livros, os links e os slides(*), tudo para uma prova, num determinado tempo e isso prepara para o conteúdo constante e extenso”. É como estudar para a prova de um concurso público. (*resumo da aula presencial)

A aluna Edinéia (aprovada em 2º lugar) quando questionada sobre o que considerou mais importante para sua aprovação a aluna disse: “Tudo. O curso me ensinou a ter dedicação, organização, buscar sempre. Ir na aula apenas uma vez por semana me ensinou a ter foco no assunto, aproveitar ao máximo. Do mesmo modo em casa. Como temos que complementar o estudo semanal em casa, aprendemos mais, porque precisamos ler muito. Além disso tem o material de estudo que a UNOPAR disponibiliza. Ele ajuda a fixar o conteúdo. São inúmeros materiais. Outro fator determinante foi a tutora de sala. Ela foi maravilhosa! Sempre dava dicas, incentivava, era amiga, foi meu exemplo. Muito importante para o meu crescimento e posso dizer que também para a turma toda, afinal ter uma pessoa que nos empurre pra frente faz toda a diferença. Parabenizo a direção do Polo que contrata profissionais assim, competentes e com vontade de repassar o que sabem. Ela será minha referência como profissional.”

Por mais que os caminhos da educação sejam difíceis na atualidade, percebemos que há esperança na renovação, pois a procura pelo curso de Pedagogia só vêm crescendo.

Questionada sobre a importância do curso de Pedagogia – Licenciatura, a tutora de sala ADRIANA OLIVEIRA destaca: “sempre falo para as minhas alunas que o curso de Pedagogia é pra toda a vida. Traz subsídios para a vida pessoal, além da abertura profissional. Prova disso que estou trabalhando no Polo há 5 anos e a maioria das alunas que passaram por mim estão empregadas na área da educação.”

Sobre o que é necessário para que um aluno passe num concurso a tutora ressalta que: “é preciso ter determinação, força de vontade e dedicação; sendo estes os mesmos itens necessários para o sucesso de um aluno EAD. O aluno que aprende a buscar seu próprio conhecimento, que toma consciência de que ele é o grande responsável pelo seu sucesso é o profissional que se dará bem no mercado de trabalho. O EAD te ajuda a ir se acostumando com o mundo competitivo, com o cumprimento de prazos, com a enxurrada de material disponível. A fazer bem feito por vontade própria é por isso que os alunos do EAD vem se destacando nos concursos públicos porque aprendem estes aspectos em seu dia a dia escolar.”

A aluna Eliziane Lazzare Vidori (Iraí) aprovada no concurso da CORSAN destaca: “Por mais que o curso exigia nível médio, me sentia mais preparada por ter praticamente concluído o ensino superior, me sentia mais confiante. Escolhi o curso de Pedagogia por que estava trabalhando como professora na época e precisava me especializar na área. A necessidade me fez aproveitar uma oportunidade que apareceu diferente da área de preparação. Estou bem colocada na profissão, mas penso que ainda posso atuar como professora no período noturno. Estar estudando me ajudou a passar na prova porque a leitura e a interpretação necessárias para aprovação nas atividades do curso foram essenciais no entendimento das questões do concurso.”

Parabenizamos as alunas pela dedicação e desempenho, desejando que consigam colher bons frutos na profissão escolhida! Nos sentimos honrados por terem optado em estudar na UNOPAR conquistando sua formação superior e consequentemente abrindo as portas do mercado de trabalho.

Top