Unopar: referência regional em ensino à distância

10/07/2012
Compartilhar

Uma referência em ensino à distância. É dessa forma que a União Norte do Paraná de Ensino Ltda (Unopar) concentra suas atividades em Frederico Westphalen desde 2004. Com qualidade indiscutível na oferta de cursos superiores de graduação, pós-graduação e extensão através do Ensino Presencial Conectado, a empresa contribui amplamente com a inclusão e democratização do ensino superior de qualidade em todo o Médio Alto Uruguai. Atualmente o modelo de trabalho da Unopar caracteriza-se e diferencia-se por ser presencial e conectado, ou seja, os alunos participam de encontros presenciais semanais na graduação, quinzenais ou mensais na pós-graduação. Nos encontros presenciais ocorrem as teleaulas ao vivo, transmitidas via satélite, ministradas pelos docentes das disciplinas. São aulas interativas em que alunos e professores se comunicam online, ao vivo e em tempo real, com a interatividade necessária ao modelo de EaD proposto.

O sistema ainda conta com a Tutoria Eletrônica ou à Distância, realizada por profissionais com formação na área e que acompanham o desenvolvimento das atividades dos alunos no chamado Ambiente Virtual de Aprendizagem. A empresa conta com 11 tele-salas equipadas para recepção das aulas via satélite, uma sala de coordenação e administração, secretaria, biblioteca, sala de estudos e três amplos laboratórios de informática, bem como sanitários necessários para atendimento aos acadêmicos, tudo dentro de padrões de acessibilidade exigidos pelo Mec. Atualmente a Unopar Virtual tem mais de 200.000 alunos e está presente em todos os estados brasileiros, com mais de 469 Pólos e 3.000 telessalas. Com esses números, a Unopar é a maior Universidade de Ensino a Distância da América do Sul, fazendo parte hoje do grupo Kroton Educacional que ocupa a sexta posição da maior plataforma educacional do mundo e a primeira posição do Brasil. Somente no Pólo de Frederico Westphalen são mais de 1.200 alunos em cursos de graduação e pós-graduação oriundos de 45 municípios da região.

Aproximadamente 1357 acadêmicos já concluíram cursos de graduação e especialização. O Pólo disponibiliza 11 cursos de gradução: Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social, Pedagogia, História, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão Hospitalar. Além disso, outros oito cursos de especialização: Contabilidade Perícia e Auditoria, Direito Previdenciário, Gestão Licenciamento e Auditoria Ambiental, Desenvolvimento de Aplicações Web Baseadas na Tecnologia Java, Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos, História Social, MBA Gestão de Pessoas, Psicopedagogia Institucional. A grande novidade para 2012 são os cursos de pós-graduação EAD Web (http://voceespecialista.unopar.br) que são constituídos de: web aulas, vídeo aulas, textos, exercícios, fórum e tutoria à distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Avaliação presencial interdisciplinar no Pólo ou na unidade de ensino, em datas pré- agendadas. A Unopar oferece através do Pólo, convênios com empresas e prefeituras com a finalidade de oportunizar descontos especiais aos colaboradores das mesmas. O Pólo de Frederico Westphalen também conta com bolsas integrais do Prouni.

Fonte:www.acifw.com.br/novo/socio-16-unopar.html

Top