EAD em Evolução

28/10/2013
Compartilhar

Cursos a distância no Brasil reúnem atualmente mais de 3,6 milhões de estudantes em busca de mais flexibilidade de local e horário, além de incentivar a autonomia dos futuros profissionais.

  • Mesmo morando nas capitais, grande parcela dos alunos são atraídos para o ensino a distância por causa de seus horários e rotina de trabalho.
  • Apesar de os alunos mais velhos continuarem prevalecendo, o perfil do EAD tem se ampliado para jovens egressos diretamente do ensino médio.
  • Pelo perfil de disciplina e autonomia, o profissional formado em um curso a distância começa a ser visto de maneira mais positiva no mercado de trabalho.

Dúvidas frequentes


O diploma de um curso a distância tem o mesmo valor que o de um presencial?

Sim, não há distinção entre ambos e os diplomas têm a mesma validade legal.

Um curso de EAD é mais fácil do que um presencial?

Isso é um mito comum entre as pessoas que nunca tiveram contato com EAD. Um curso a distância exige grande capacidade de organização, de concentração para os estudos e de articulação entre os conteúdos. Também exige contato constante com o tutor a com os colegas.

Como garantir a qualidade de um curso a distância?

É preciso verificar se a instituição está credenciada junto ao Ministério da Educação e autorizada a oferecer o curso. Além disso, o desempenho dos alunos é avaliado pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e pode servir como base de comparação com os outros.

Quantas vezes é preciso ir ao polo presencial?

Embora isso varie de curso para curso, a tendência é que as instituições não realizem muitos encontros para não prejudicar quem mora distante do local.


Guia de Educação a Distância - 2014 - Editora Segmento

Top