Procura por curso de graduação a distância cresce em todo o Brasil

20/09/2012
Compartilhar

A chance de estudar sem sair de casa está ajudando a qualificar milhares de brasileiros. Segundo dados do último Censo, nos últimos dez anos, o número de matrículas em cursos de graduação a distância passou de cinco mil pra 930 mil.

As vantagens de fazer este tipo de curso são muitas: comodidade, flexibilidade de horário, a facilidade do uso da internet. Por outro lado, é importante analisar alguns pontos antes de escolher a instituição. “É preciso olhar como o MEC avalia esse curso, se ele tem boa nota, se a faculdade nos cursos presenciais também é bem avaliada, porque aí ela sabe que o diploma vai ter um valor no mercado. Além disso, tem que analisar o currículo e ver se disciplinas são interessantes e se são parecidas com as que boas instituições oferecem”, orienta a educadora Andréa Ramal.

Consulte aqui os conceitos dos cursos Unopar no MEC. 

Os cursos à distância também têm que oferecer pólos presenciais, ou seja, locais onde o estudante faz as provas e pode usar bibliotecas e laboratórios. O conteúdo do curso online deve ser o mesmo do presencial. Do lado do aluno, é fundamental ter disciplina para estudar em casa. “É o telefone que toca, o filho que chama, o cachorro. A pessoa vai ter que se preparar para que no momento do estudo nada tire o foco e ela realmente se dedique”, alerta a educadora.

Os alunos que escolhem esta modalidade de ensino são mais velhos do que os de cursos presenciais e têm, em média, 33 anos. As área que oferecem mais vagas são educação, ciências sociais, negócios e direito.

Clique aqui e assista o vídeo da reportagem.

Fonte: Jornal Hoje

Top